Mulheres rompem barreiras e redefinem o setor da mineração 

Por Conexão Mineral 12/03/2024 - 21:01 hs

Mulheres rompem barreiras e redefinem o setor da mineração 
Dayse Guelman, CFO da Anglogold Ashanti

Em um setor historicamente masculino, um movimento crescente de amplificação do público feminino tem ganhado força na indústria da mineração e resultado em um aumento significativo na presença de mulheres em cargos de liderança e operacionais. Essa mudança não apenas desafia os estereótipos de gênero, mas traz uma perspectiva plural e uma abordagem inovadora para um setor vital da economia global.

A produtora de ouro AngloGold Ashanti está atenta a esse movimento de diversidade e inclusão (D&I) e tem a meta de 25% de representatividade feminina até 2025. Para isso implementou diversas iniciativas nesse sentido: abriu vagas afirmativas específicas para mulheres; mantém cursos de qualificação profissional para o público feminino nas cidades onde opera; conta com ambiente seguro e protegido para as mulheres (dos pontos de vista físico e psicológico), e ainda quebrou paradigmas dentre os cargos da alta liderança, contratando a executiva Dayse Guelman para o cargo de CFO, à frente de finanças e suprimentos. 

Dayse é formada em Economia e Comércio Exterior, com pós-graduação em Finanças na Fundação Getúlio Vargas; pós em Negócios na Fundação Dom Cabral e, em Gestão no MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos. Recém-chegada à AngloGold Ashanti, a executiva tem mais de 30 anos na mineração, onde enfrentou, com alta qualificação técnica e autoconfiança, os desafios de diversidade que são realidade no setor.  

Iniciativas de D&I da AngloGold Ashanti:

- Programa Mulheres de Ouro, de vagas afirmativas - Exclusiva para contratação de mulheres, a iniciativa fortalece as ações de equidade de gênero, com espaço para quaisquer raças. No lançamento do programa,   22 mulheres foram contratadas para o cargo de operadora de caminhão na Mina Cuiabá em Sabará/Caeté.

- Programa de Qualificação Profissional Local (PRO) - Formação que visa fortalecer a economia e valorizar a mão de obra feminina nos municípios onde a empresa atua. mais de 90 mulheres já foram capacitadas em cursos de Elétrica Automotiva, Mecânica Industrial, Eletricista Industrial, Manutenção Mecânica Industrial e Auxiliar de Geologia, em Nova Lima, Caeté e Crixás (GO), onde a empresa mantém operações. 

- Programa Alma, de formação de lideranças femininas, com ações específicas voltadas para o desenvolvimento dessas profissionais, como alavanca para a promoção de ambientes mais seguros psicologicamente para promover a diversidade. 

- Adesão ao  Women in Mining Brasil - empresa é atuante no movimento de inclusão de mais mulheres na mineração e de engajamento na busca por ações que aumentem a participação delas ativamente na organização, com um ambiente cada vez mais inclusivo. 

- Ambiente seguro para as mulheres -  A empresa possui banheiros femininos em todas as unidades e em boas localizações não só na superfície, mas também no subsolo das minas; adequou o uniforme para calça e blusa, no lugar do até então usado macacão; possui salas de amamentação/coleta de leite materno em todas as suas operações e está em processo de instalação de uma sala de coleta de leite materno no subsolo da Mina Cuiabá, em Sabará. Conta também com canais interno de acolhimento de demandas, e de denúncias, para qualquer possível relato de assédio ou discriminação.

- Criação da meta de 25% de representatividade feminina até 2025, o que permite à empresa saber onde quer chegar dentro do universo feminino e isso reverbera em outras ações em cadeia, como contratações, valorização da liderança feminina, programas de capacitação, entre outros.